Quando usar os extratores de dois estágios?
Os moldes de injeção de plásticos mais comuns possuem apenas um conjunto de placas extratoras onde são fixados todos os pinos extratores e demais elementos de extração do molde, movimentando-se todos juntos, no mesmo curso. Entretanto, para produtos com geometrias mais complexas, este movimento simples pode não garantir a liberação do produto de dentro do molde, ocasionando paradas de máquina, refugos de produção e risco de acidentes. Nestes casos geralmente são aplicados extratores de dois estágios para garantir a liberação dos negativos e impedir que o produto, quando extraído do molde, acabe ficando preso em algum componente.
Quando o molde utiliza componentes de extração como pinças extratoras e articulados e mandíbulas, recomenda-se a aplicação de extração sequencial com a utilização dos extratores de dois estágios, ou outras soluções como aceleradores de extração ou limitadores de extração em componentes específicos.
Com dois estágios de extração, os cursos de componentes com negativos são limitados ao primeiro estágio e no segundo estágio de movimento de extração, afasta-se o produto dos componentes onde ele poderia ficar preso.
Tipos de extratores de dois estágios
A Casafer oferece uma grande gama de soluções de engenharia para seus moldes e o mesmo ocorre com os extratores de dois estágio. Para facilitar a seleção do modelo que atende às suas necessidades de projeto, agrupamos os modelos em tipos conforme a sua forma de posicionamento e sequencia de movimentação.
Tipo 1 – Externo
Os conjuntos extratores A e B avançam no curso H1, quando o conjunto extrato B para e o conjunto extrator A continua avançando no curso H2.
Tipo 2 – Externo
Os conjuntos extratores A e B são montadas com distanciamento entre elas. Os dois conjuntos avançam no curso H1, quando o conjunto extrator A para e o conjunto extrator B continua avançando no curso H2.
Tipo 3 – Interno
Com movimento semelhante ao tipo 1, porém com montagem interna. Os conjuntos extratores A e B avançam no curso H1, quando o conjunto extrato B para e o conjunto extrator A continua avançando no curso H2.
Tipo 4 – Interno
Com movimento semelhante ao tipo 2, porém com montagem interna. Os conjuntos extratores A e B são montadas com distanciamento entre elas. Os dois conjuntos avançam no curso H1, quando o conjunto extrator A para e o conjunto extrator B continua avançando no curso H2.
Resumo dos Produtos
-
Extrator de dois estágios ZZ169
Possibilita controlar o movimento de dois conjuntos de placas extratoras, permitindo que componentes de extração com negativos tenham avanço menor que os demais elementos de extração, evitando que o produto fique preso neste componentes durante a extração.
Fixado na placa base inferior do molde e no extrator da máquina, ocupando pouco espaço no molde.
-
Extrator de dois estágios ZZ1691
Alta precisão dos movimentos e repetibilidade são características deste mecanismo padronizado de longa vida útil.
- Fácil Instalação
- Movimenta e posiciona 2 conjuntos extratores em estágios distintos
- Funcionamento automático
- Cursos reguláveis e posicionamento controlado conforme necessidade
- Eficiente mecanismo de travamento
- Componente de precisão, disponível em 3 tamanhos padronizados
- Montagem e ajuste simples.
-
Extrator de dois estágios ZZ1695
Modelo de Extrator de Dois Estágios para controle preciso de movimentação de dois conjuntos de placas extratoras quando necessita-se que as mesmas estejam separadas na posição de repouso.
-
Extrator de dois estágios ZZ1697
Modelo de Extrator de Dois Estágios para controle preciso de movimentação de dois conjuntos de placas extratoras quando necessita-se que as mesmas estejam separadas na posição de repouso.